AMOR DE VERDADE.

Na ultima ceia, Jesus fala que será traído. João pergunta ao Senhor a quem ele se refere. Jesus diz que indicará o traidor através de um gesto de cortesia, o oferecimento de um pedaço de pão embebido no molho. O autor do 4º Evangelho diz que depois do pão, Satanás entrou em Judas, que deixou o ambiente fraterno da ceia. O evangelista fala que era noite. Noite em Jerusalém e noite no coração de Judas!

Mais adiante, quando Jesus diz: “Para onde vou vós não podeis ir”, Pedro reage falando: “Por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti”. Ao que Jesus comenta: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: o galo não cantará sem que me renegues três vezes.”

A traição de Judas e a negação de Pedro são moralmente diferentes, mas ambas são sinais da fraqueza humana.

Ambos são levados a seguir Jesus por entusiasmo afetivo e por isso não conseguem chegar ao mistério da fé, e entender o discurso de Jesus que quando fala de sua glorificação está falando de sua morte na cruz.

Mais tarde, quando acontecer a traição e a negação, seus autores só entenderão a profundidade de suas ações quando encontrarem o olhar de Jesus. Aí o afetivo terá levado à consciência da transcendência dos fatos e proposto a fé.

Peçamos ao Senhor que aprofunde, que amadureça nosso amor por ele e pela Igreja. Que saibamos amar verdadeiramente, sem arroubos e sem receios, mas que o amemos e aos nosso irmãos apaixonadamente, como ele nos amou!

0 comentários:

Postar um comentário

LEMBRANÇAS

LEMBRANÇAS

Sobre este blog

Quem sou eu

Minha foto
SAO JOSE CAMPOS, SP, Brazil
Sou natural de Santana, São José dos Campos. Nasci no hospital Pio XII no dia 10 de julho de 1977. Estudei no Rui Dória o primeiro e o segundo grau e foi lá também que me formei técnico em contabilidade. Fiz mecânica geral no Senai Santos Dumom, tudo em Santana mesmo, deste bairro que eu tenho orgulho de ser. Também cursei teologia, teologia antropológica, teologia moral, historia da Igreja, historia da espiritualidade, sagrada escritura, Cristologia, historia da psicologia e psicologia das idades na escola teológica Maria Lucia de Oliveira.

Seguidores